Lista dos paranaenses com título de eleitor cancelado será divulgada nesta semana

Imagem ilustrativa - TRE-PR

Imagem ilustrativa – TRE-PR

É divulgada nesta semana a lista dos paranaenses que vão ter o título de eleitor cancelado pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, por não votarem e nem justificarem a ausência nas últimas três votações. A publicação do balanço final do órgão está prevista para a próxima quarta, dia 17 de maio, e quase 79 mil pessoas no Paraná podem perder o documento.

Inicialmente, aproximadamente 82 mil paranaenses estavam irregulares junto à Justiça Eleitoral e, desse total, apenas 3.400 procuraram os cartórios eleitorais para resolver a situação.  Em relação a Curitiba, eram pouco mais de 23 mil pessoas com problemas e menos de mil buscaram solucionar as pendências.

De todos os Estados do país mais o Distrito Federal, o Paraná é o sexto que mais concentra eleitores irregulares, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Goiás. E o chefe da Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Marden Machado, é quem explica as consequências disso na vida prática de cada eleitor.

O Paraná é também o campeão da região sul do país em relação ao volume de eleitores que permanecem irregulares. No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 71 mil indivíduos e, em Santa Catarina aproximadamente 41 mil. Em todo o Brasil, dos quase dois milhões de pessoas com problemas no documento, apenas 3,21% resolveram a situação (63.058), de modo que praticamente 1,8 milhão brasileiros correm o risco de perder o título.

Ao todo, no Paraná, são oito milhões de eleitores e, pela Legislação, cada turno de votação é considerado um pleito diferente para efeito de cancelamento. A anulação automática de quem não acertou a situação está prevista entre 17 e 19 de maio.

O título de eleitor também é exigido para a emissão e renovação do CPF e para conseguir financiamentos. E a consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do TSE, utilizando o nome e a data de nascimento do eleitor ou o número do título.

Comments

  1. Quem tiver o título cancelado deve fazer o que para regularizar a partir de agora?

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*