Litoral do Paraná tem áreas de risco de desastres mapeadas

Foto: Divulgação / Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Foto: Divulgação / Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências-ITCG receberam hoje (segunda-feira, 27) os mapeamentos das áreas sujeitas a desastres no Litoral do Paraná.  Foram mapeados 2.134,56 mil km² abrangendo Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Paranaguá, até a Ilha do Mel, Antonina e Morretes. De acordo com o Presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências – ITCG, Amílcar Cabral, O mapeamento foi feito com um radar de alta precisão.

O mapeamento tem como objetivo auxiliar na prevenção de riscos e desastres, na regularização de terras e no planejamento socioeconômico e ambiental do litoral. Segundo o secretario estadual do Meio Ambiente, Paulino Mexia, o mapeamento é uma forma de acertar nas decisões relacionadas ao litoral do estado.

Em novembro de 2015 uma aeronave sobrevoou as áreas indicadas captando as imagens da área litorânea. O radar utilizado possibilita o mapeamento de locais mesmo com nuvens ou chuva. O mapeamento fornece informações do terreno, características de uso do solo, áreas urbanas, muros e cercas, áreas alagadas, estradas não pavimentadas e outros dados importantes para análises técnicas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2