Lua Azul marca última noite do mês de julho

Foto: reprodução/Blog jorgecurtis
Foto: reprodução/Blog jorgecurtis

A última noite de julho vai ser marcada por um acontecimento especial: a lua azul. O fenômeno é relativamente raro e se configura com a ocorrência de duas luas cheias dentro de um mesmo mês. Desta vez, a primeira lua cheia foi no dia 1º de julho e a segunda será nesta sexta-feira (31).

O fenômeno se dá por causa do ciclo lunar, que dura em torno de 29,5 dias. Assim, dividindo os 365,2 dias do ano por esse número, o resultado é 12,3, ou seja, 12,3 luas cheias, e não apenas 12. Por causa do acúmulo dessa pequena diferença de 0,3 e devido à quantidade de dias nos meses, que variam de 28 a 31, alguns anos – como o de 2015 – terminam com 13 luas cheias.

Mas apesar do nome, o satélite natural da Terra não fica, de fato, azul. Uma das explicações é que o “apelido” teria surgido a partir da expressão em inglês once in a blue moon, que significa acontecimento raro, mas que acabou absorvida segundo a tradução literal. Assim, ocorrências históricas de luas com tons de azul não guardam qualquer relação com o fenômeno no calendário.

Um desses momentos foi registrado no século 19, segundo a revista Galileu, por causa da erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia. O vulcão lançou cinzas que se espalharam por toda a atmosfera terrestre e provocaram um efeito visual que deixou a lua azulada em boa parte das noites de 1883. Grandes incêndios podem provocar a mesma impressão.

A última lua azul foi em agosto de 2012 e a próxima deve ser registrada apenas em janeiro de 2018.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Show de Lulu Santos tem sessão extra em Curitiba

Show de Lulu Santos tem sessão extra em Curitiba

As apresentações são nos dias 5 e 6 de agosto, no Teatro Positivo

Três filmes na Netflix para aproveitar o sábado

Três filmes na Netflix para aproveitar o sábado

Separamos três filmes, disponíveis na Netlfix, para aproveitar o frio curitibano em grande estilo

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2