Mais de 5 mil alunos são aprovados no vestibular da UFPR

Centenas de novos calouros da Universidade Federal do Paraná participaram, na tarde desta sexta-feira (12), do tradicional banho de lama dos aprovados. A festa foi realizada no pátio do Setor de Ciências Agrárias, em Curitiba. Neste ano, 5.355 alunos foram aprovados para pouco mais de 5.500 vagas.

De acordo com levantamento da Universidade Federal do Paraná, quase 60% dos aprovados cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e mais de 77% dos estudantes que passaram são paranaenses. O levantamento ainda apontou que os homens são 51,52% dos aprovados e as mulheres, 48,48%. A caloura de odontologia, Bruna Dalcomuni de Paula, conta que ficou sabendo da aprovação depois de uma ligação emocionada da mãe.

A estudante lembra que não passou na segunda fase do vestibular o ano passado e, por isso, a comemoração depois da aprovação deste ano é bem maior. Bruna Dalcomuni diz que o apoio dos pais foi fundamental para superar os períodos mais difíceis.

Basílio Baran, de 16 anos, fez vestibular pela primeira vez e garantiu a vaga para o curso de psicologia. Ele conta que já tinha verificado a pontuação que fez durante as duas etapas do vestibular e estava confiante que seria aprovado.

O calouro fala que a rotina de estudos era bastante intensa e lembra que teve de ter disciplina para cumprir todos os objetivos.

E para aqueles alunos que se dedicaram durante todo o ano e não conseguiram a aprovação, o professor Renato Ribas Vaz diz que não se deve desistir. O professor explica que é fundamental que o estudante tenha consciência de que cumpriu seu dever. Para ele, isso pode minimizar a autocobrança. Além disso, Renato Ribas Vaz diz que é importante avaliar a base de estudos do colégio, que pode ser essencial na aprovação.

Entre os dias 17 e 25 de janeiro, os aprovados terão que fazer o registro acadêmico junto à UFPR. A confirmação da matrícula será feita diretamente nas coordenações dos cursos, entre 19 e 21 de fevereiro para os aprovados no primeiro semestre e de 30 de julho a 3 de agosto, para quem começará o curso no segundo semestre.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*