Mais de cinco mil candidatos não compareceram na primeira fase do vestibular da UFPR

Imagem: Marcos Solivan / UFPR

10,64% dos candidatos não compareceram a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná, hoje (domingo), em Curitiba e outros quatro municípios com locais de provas. Dos mais de cinco mil e oitocentos inscritos que não compareceram, cerca de quatro mil e setecentos iriam prestar o vestibular aqui em Curitiba. A Universidade Federal do Paraná abriu cinco mil e quatrocentas vagas em 119 cursos de graduação.

Mais de cinquenta e cinco mil pessoas se inscreveram. O gabarito provisório foi divulgado agora à noite (domingo). Um evento na região do Tarumã prejudicou a chegada dos candidatos na Unibrasil, segundo maior local de prova. Por isso, houve uma tolerância de dez minutos para a entrada dos inscritos, que estava marcada para uma e meia da tarde.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, explicou que a tolerância precisou ser estendida a todos os locais de prova, de modo a garantir o mesmo critério para a integralidade dos candidatos. Pela primeira vez, foram realizadas bancas de validação para candidatos do sistema de cotas, antes do início do processo seletivo. Quem teve a autodeclaração rejeitada foi automaticamente transferido para a segunda opção de categoria de concorrência indicada na inscrição.

Segundo o Núcleo de Concursos, a publicação vai estar disponível apenas se houver recursos deferidos – quando os argumentos são acolhidos e a autodeclaração confirmada. Foram submetidos as bancas de validação mais de dois mil e quatrocentos candidatos que se declararam pretos ou pardos, dezoito indígenas e 115 com deficiência. Além das bancas antes da primeira fase do vestibular, o coordenador do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, Mauro Belli, chama a atenção para o aprimoramento da segurança nos locais de prova.

O resultado da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná vai ser divulgado no dia 14 de novembro. A segunda fase está marcada para os dias 26 e 27 de novembro, com provas de Compreensão e Produção de Textos e de Habilidades Específicas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem