Mais de quinhentos casos de violência contra crianças foram registrados no Hospital Pequeno Príncipe em 2016

Imagem / divulgação Hospital Pequeno Príncipe
Imagem / divulgação Hospital Pequeno Príncipe

Quinhentos e trinta e três casos de violência contra crianças foram registrados no Hospital Pequeno Príncipe, somente no ano passado. O número é 28% maior do que os atendimentos realizados no ano de 2015, que totalizaram quatrocentas e quinze ocorrências. De acordo com os dados divulgados pela instituição, 2016 registrou mais de duzentas e noventa agressões sexuais, oitenta e três físicas e seis ocorrências de agressão psicológica. Além disso, cento e quarenta e dois casos de negligência foram verificados no hospital. De acordo com a psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe, Daniela Prestes, o aumento anual de violências contra crianças é preocupante.

Em 2013, o número de casos chegou a trezentos e setenta e três. Em 2014, o aumento foi de mais de 1%, totalizando trezentas e setenta e oito ocorrências. De 2014 a 2015, o aumento foi ainda mais significativo. Os casos de agressões contra crianças aumentaram em quase 10%. No total, mais de 61% das vítimas atendidas no ano passado eram meninas, sendo que 30% das crianças tinham até dois anos de idade.

De acordo com a Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, 18 mil crianças são vítimas da violência doméstica, diariamente, no Brasil. Segundo Daniele Prestes, 71% dos casos de agressão registrados no Pequeno Príncipe, ocorreram no ambiente familiar. 52% dos agressores eram a mãe, o pai, amigos, conhecidos, ou até mesmo o padrasto.

Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes que é lembrado com o objetivo de reforçar o cuidado e proteção a meninos e meninas, assim como a importância da denúncia em casos de suspeitas de maus-tratos. Neste ano, o Hospital Pequeno Príncipe promove a campanha “Quem ama cuida. Quem cuida protege. Quem protege denuncia”. A meta, segundo a instituição é reforçar a ideia de que a sociedade tem como responsabilidade cuidar das crianças que sofrem violência, transformando a vida de cada uma delas. O hospital orienta que a denúncia pode ser feita à prefeitura de Curitiba, pelo telefone 156; ao governo do Estado, pelo número 181; e ao governo federal, pelo Disque 100.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem