Mar recua mais do que o normal pela terceira vez no litoral paranaense

Foto: reprodução / Facebook Nosso Litoral

Pela terceira vez em menos de dois meses, o mar teria recuado mais do que o normal durante a maré baixa no Litoral do Paraná. Uma extensa faixa de areia apareceu em praias paranaenses nesta quinta-feira (21). Diversas lanchas e barcos ficaram encalhados. O fenômeno já havia sido registrado no dia 4 de setembro, quando trapiches ficaram secos, atracadouros vazios e embarcações, encalhadas. No dia 14 de agosto, um fenômeno parecido também havia sido registrado. Em alguns pontos, principalmente na região de Pontal do Sul e da Ilha do Mel, o recuo chegou perto de um quilômetro da praia.

De maneira geral, o recuo da água do mar em extensão maior que o normal é explicado pela soma de dois fatores, segundo o professor de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná, Eduardo Gobbi. A ação de um campo de pressão atmosférica, aliado ao vento na região, leva ao maior recuo. Por outro lado, Eduardo Gobbi afirma que nos últimos dois casos, o recuo pode ter sido comum.

O especialista explica que a soma da maré astronômica, influência da Lua, com os efeitos meteorológicos, a chamada maré meteorológica, causam o recuo do mar. Mas agora, segundo Eduardo Gobbi, as imagens compartilhadas na internet talvez estejam apenas mostrando o que acontece normalmente com a maré baixa a cada 15 dias.

Quando o recuo é maior que o normal, a explicação mais comum entre os especialistas é a ligação dos fenômenos com efeitos do La Niña, que causa a diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico tropical, central e oriental, provocando mudanças nos padrões de chuvas e temperaturas em todo o planeta. A Capitania dos Portos do Paraná não se pronuncia sobre fenômenos climáticos, mas recomenda que responsáveis por embarcações fiquem atentos aos alertas da Marinha e sempre sigam as medidas de segurança.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem