Mercado Municipal promove a Semana Cultural Japonesa

hashi_blog_kiboo

A programação da Semana Cultural Japonesa, que acontece de quinta (21) a domingo (23), no Mercado Municipal, foi divulgada ontem (segunda-feira). No sábado (22), será realizado o Campeonato de Hashi – que são os palitinhos japoneses -, entre 11 da manhã e duas da tarde. Os participantes têm um minuto para colocar o maior número de feijões em uma cumbuca, utilizando os palitos.

Na tradição Shintoista, o hashi simboliza a ligação entre Deus e o homem. Outras duas oficinas, de furoshiki e origami, serão realizadas no mesmo período. A técnica de furoshiki, aplicada em um lenço de tecido, é utilizada para transportar os mais diversos tipos de objetos. Os usuários defendem que a técnica é ecologicamente correta porque substitui o papel e as sacolas plásticas, além de serem reutilizáveis. O origami é a arte milenar de dobrar papel – “ori”, dobrar, e “kami”, papel. A partir de dobraduras, uma folha de papel assume diferentes formas de animais e flores.

Durante a semana, a arte floral japonesa será apresentada por uma exposição de ikebanas. Para quem quer conhecer um pouco mais da culinária poderá se inscrever gratuitamente na palestra que será realizada pelo chef Koike, nomeado Embaixador da Difusão de Culinária Japonesa pelo governo daquele país. A participação é limitada a 130 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo email [email protected]. As atividades no Mercado Municipal serão realizadas no mezanino do Mercado de Orgânicos. A semana é promovida pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o apoio da Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado (Ascesme) e Secretaria Municipal do Abastecimento.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social