Especiais

Mesmo após ataques, ONU mantém cronograma de encerramento de missão no Haiti

 Mesmo após ataques, ONU mantém cronograma de encerramento de missão no Haiti

Foto: Daiane Andrade

Foto: Daiane Andrade / BandNews Curitiba

A Organização das Nações Unidas (ONU) mantém o cronograma de encerramento da missão de estabilização e paz no Haiti mesmo após os ataques registrados contra bases de tropas internacionais recentemente desocupadas.

As ações foram registradas em Port-de-Paix, no noroeste do país, durante três noites seguidas na semana passada. Os alvos foram as instalações entregues às tropas brasileiras após a saída de militares do Paquistão, que também atuavam na missão. Houve confronto, mas até agora não há informação de feridos graves de nenhum dos lados. Port-de-Paix é uma comuna, algo como um Estado, no Brasil, onde vivem cerca de 462 mil pessoas.

De acordo com o Force Commander da Minustah, general Ajax Porto Pinheiro, um grupo de aproximadamente 15 pessoas tentou invadir o local rompendo uma cerca, avançando inclusive contra os agentes. O coronel Alexandre Cantanhede, comandante do 26º Contingente Brasileiro, explica que, ao que tudo indica, a intenção da investida teria sido tirar algum tipo de vantagem e não necessariamente atingir os brasileiros.

Para muitos haitianos, os ataques soam como um aviso de que ainda é cedo para o fim da missão. Para conter o grupo e evitar a entrada deles no espaço, os militares – do Esquadrão de Cavalaria brasileiro – precisaram usar bombas de gás, spray de pimenta e até munições de borracha, mas nada além disso. Os supostos invasores então revidaram, mas com paus e pedras e não tiros. Nenhum disparo real foi necessário, conforme a missão.

A antiga base paquistanesa no Haiti já passava pelo desmonte das estruturas das Nações Unidas pelas tropas brasileiras de Engenharia quando tudo aconteceu. O trabalho é necessário para que o terreno possa ser devolvido aos proprietários. A proteção do local era feita por equipes da Infantaria.

Ainda conforme a Minustah, a ação surpreende porque nada parecido havia sido registrado até agora em outras instalações desocupadas por equipes estrangeiras. A hipótese de que o ataque tenha sido orquestrado por gangues locais não está descartada.

A missão foi criada pela ONU em 2004, quando o Haiti estava à beira de uma guerra civil. Em abril deste ano, o Conselho de Segurança decidiu encerrar o mandato em outubro, com o fim das atividades militares nesta quinta, dia 31 de agosto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba