Ministério Público denuncia ex-vereador de Pinhais por crime de corrupção ativa e falso testemunho

 Ministério Público denuncia ex-vereador de Pinhais por crime de corrupção ativa e falso testemunho

Foto: Reprodução/Facebook

O ex-vereador Leonildo Sandri, conhecido como Leonildo Gordo, do PRB, de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná. Ele é acusado de praticar, por trinta e sete vezes, o crime de corrupção ativa e falso testemunho. De acordo com o advogado do ex-parlamentar, Robson de Oliveira, Leonildo teve a prisão revogada e vai responder o processo em liberdade.

Além do ex-vereador, outras quatro pessoas, incluindo três ex-assessores, foram denunciados. A denúncia faz parte da Operação Racha, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, em novembro, para investigar a prática de divisão de remunerações de assessores parlamentares comissionados que seriam obrigados a entregar mensalmente parte dos vencimentos a alguns vereadores de Pinhais.

Segundo o MP, os três ex-assessores prestaram falso testemunho, mentindo em depoimentos quanto à divisão dos ganhos com o então vereador. Outro réu teria oferecido uma recompensa para que um dos ex-servidores mentisse em depoimento. De acordo com a defesa de Leonildo Sandri, o ex-vereador ainda não foi citado no processo.

Na operação realizada em novembro, o Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências e em empresas do ex-vereador e de outra pessoa acusada de crime cometido a mando dele. De acordo com o Gaeco, as investigações continuam em curso para apurar se outros vereadores e ex-vereadores de Pinhais também cobravam parte dos salários dos funcionários. Se confirmada a participação de outros parlamentares, o MP pode incluir na denúncia o crime de organização criminosa, além de corrupção passiva, concussão, falso testemunho e improbidade administrativa.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem