Ministro da Saúde diz que não haverá distribuição gratuita da vacina contra a dengue pelo SUS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sistema Único de Saúde não vai disponibilizar de graça em todo o país a vacina contra a dengue porque não tem recursos previstos para isso. Segundo o Ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), cada Estado pode adquirir diretamente a vacina, se achar necessário, mas não haverá, pelo menos por enquanto um programa nacional de distribuição gratuita da vacina.

Ainda segundo o ministro o esforço maior do governo é no combate ao mosquito. O governo também vai aguardar uma vacina que está em desenvolvimento pelo Butantan.

O ministro participou nesta terça-feira do lançamento da vacinação contra a Dengue em Paranaguá, no litoral do Estado. O Paraná é o primeiro estado das Américas a oferecer a imunização de graça para a população. Desenvolvida por um laboratório francês, pioneiro no desenvolvimento da imunização no mundo, a vacina é a única com registro na Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e protege contra os quatro tipos de dengue que circulam no Brasil.

Segundo o infectologista e colunista da BandNews, Paulo Olzon, a vacina beneficia até mesmo quem não tomou as doses e evita a propagação do vírus.

A previsão inicial é de que o governo do Paraná vai disponibilizar quinhentas mil doses. Além de ser oferecida pela rede pública nas 30 cidades mais afetadas pela dengue no estado, a vacina contra a doença também vai ser disponibilizada nos laboratórios particulares em todo o país. O custo das doses foi definido pela Anvisa. De acordo com o órgão, o valor deve variar entre 132 e 138 reais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem