Ministros do STF, juristas e Sérgio Moro participam de simpósio no Teatro Guaíra

Para discutir a preservação da liberdade no estado contemporâneo, o 12.º Simpósio Nacional de Direito Constitucional reúne de hoje até sábado, em Curitiba, ícones da área, como o professor Dalmo Dallari, e protagonistas dos atuais embates jurídicos e políticos do Brasil.

Entre eles, o juiz Sérgio Moro e os ministros do STF Gilmar Mendes, Luiz Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. Preservação da liberdade e do livre arbítrio, limites para intervenção e respeito à pluralidade são alguns dos assuntos que devem permear os debates.

Esse mesmo teatro, em 1978, se tornou símbolo de resistência à ditadura militar e de luta pela restauração da democracia. Era uma conferência nacional de advogados. O tema, o Estado de Direito. Passados 38 anos, juristas voltam a discutir a Constituição e o Estado de Direito em um dos momentos mais conturbados da vida política do país.

O jurista Dalmo Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito da USP e presidente de honra da ABDConst, que promove o simpósio, participa da conferência de abertura do evento. Ele foi um dos porta- vozes do grupo que se colocou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Dallari defende que as “pedaladas” fiscais não caracterizam crime de responsabilidade fiscal porque não “houve qualquer prejuízo para o erário”.

Para ele, a presidente só poderia ser punida por atos do atual mandato, o que afastaria a acusação por causa dos desvios na Petrobras, investigados na operação Lava Jato. Ainda hoje, o ministro Luis Roberto Barroso participa de uma conferência à tarde, que tem como tema Constituição e Liberdades.

No período da noite, uma conferência debate as “Liberdades frente ao Direito Penal na Contemporaneidade”. Um dos convidados para a mesa é o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato na primeira instância de Curitiba. Ele debate com os professores René Ariel Dotti, Thiago Bottino e Alexandre Morais da Rosa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2