Moradores organizam “abraço” na Praça do Japão contra implantação do Ligeirão

 Moradores organizam “abraço” na Praça do Japão contra implantação do Ligeirão

(Foto: reprodução/Google Street View)

(Foto: reprodução/Google Street View)

Um grupo de cerca de 500 moradores da região do Batel promoveu na manhã deste domingo (18) um “abraço” na Praça do Japão, em protesto contra a implantação do Ligeirão Santa Cândida/Batel. Eles também coletaram assinaturas contra o projeto da Prefeitura de Curitiba.

O movimento “SOS Praça do Japão” reúne moradores, comerciantes e ambientalistas, além de organizações como Câmara de Comércio Brasil Japão, Paróquia Santa Terezinha, Conselho de Segurança do Batel, Sindicato dos Taxistas, Lojas Maçônicas, Rotary Club e Lyons Club.

Eles temem que a implantação da linha interfira na praça, que consideram um símbolo de cultura e lazer da cidade. Quando a Prefeitura Municipal informou que o projeto seria retomado, o Conselho de Segurança do Batel (Conseg) entrou com um pedido de ação civil pública no Ministério Público do Paraná.

O conselho pede que qualquer alteração na região seja feita por meio de audiências públicas. A Prefeitura e o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) afirmam que as obras não vão afetar a praça. A previsão é de que o Ligeirão atenda cerca de 36 mil pessoas por dia.

A expectativa da Prefeitura é que 40% dos usuários da linha que sai do Santa Cândida e vai até o Capão Raso utilizem os 25 novos ônibus biarticulados. O projeto promete reduzir o tempo da viagem de 40 para 20 minutos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem