Política

Moro adia interrogatório de Roberto Teixeira, advogado e compadre de Lula

O juiz Sérgio Moro adiou para 20 de setembro, às 13h30, o interrogatório de Roberto Teixeira, advogado e compadre do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava previsto para esta semana. Teixeira responde à ação penal que apura se a Odebrecht beneficiou o ex-presidente com a compra de um terreno para o Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo. O advogado foi internado na terça-feira passada (5), em São Paulo, com insuficiência cardíaca. Ele seria interrogado no dia seguinte, quarta-feira (6).

O interrogatório foi, então, reagendado para esta quarta-feira (13), no mesmo dia do interrogatório do ex-presidente Lula. Mas agora, foi novamente adiado, depois que a defesa alegou que, mesmo tendo recebido alta do hospital, Roberto Teixeira tem quadro de saúde grave, que requer observação e repouso. Outro réu que tem interrogatório marcado para o mesmo dia de Lula é Branislav Kontic, que foi assessor do ex-ministro Antonio Palocci.

Os advogados de Kontic pediram que ele fosse interrogado por videoconferência, mas o juiz Sérgio Moro manteve o depoimento presencial. Os três últimos réus do processo devem ser questionados sobre declarações de Antonio Palocci no depoimento que prestou ao juiz Sérgio Moro na semana passada. Entre elas, a de que Emílio Odebrecht teria oferecido um pacote de propinas ao ex-presidente Lula. Segundo Palocci, a oferta envolveria o terreno para o Instituto Lula, o sítio em Atibaia e mais 300 milhões de reais.

O ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, que participou nesta segunda-feira (11) da reunião de planejamento de segurança para o interrogatório do ex-presidente, diz que as declarações de Palocci não são verdadeiras e decorrem do constrangimento sofrido na prisão.

Moro também deve questionar o ex-presidente sobre dados encontrados nos sistemas My Web Day e Drouzys, que registravam o pagamento de propina da Odebrecht a agentes públicos e políticos. Uma planilha intitulada de “Programa Especial Italiano” aponta que foram destinados R$ 12 milhões para a compra do terreno para o Instituto em 2010, quando Lula ainda era presidente. Ele nega ter qualquer envolvimento com o esquema de corrupção.

A defesa do ex-presidente afirma que as acusações feitas por Antônio Palocci são falsas, sem provas e que o ex-ministro usou expressões de efeito na tentativa de ver aprovado um acordo de colaboração premiada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia