Especiais

Moro determina que Lula fique preso inicialmente em sala reservada, separado dos demais presos

 Moro determina que Lula fique preso inicialmente em sala reservada, separado dos demais presos

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula tem até hoje(06) às cinco horas da tarde para se apresentar voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, conforme determinação do juiz federal Sérgio Moro. Em despacho do fim da tarde desta quinta-feira, que decretou a prisão do petista depois da condenação em segunda instância, Moro ainda proibiu o uso de algemas “em qualquer hipótese”.

Lula foi condenado a doze anos e um mês de prisão no caso do Triplex do Guarujá. Nesta ação penal, o petista é acusado de receber o imóvel no litoral de São Paulo como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente. Ele diz nunca ter sido proprietário do apartamento, que inclusive será levado a leilão como parte de bloqueio de recursos da OAS, que detém a posse do imóvel.

Após a chegada à superintendência da Polícia Federal, na capital paranaense, em despacho, Moro pediu que uma sala seja reservada para que o petista fique detido. No documento o magistrado disse que esta sala é uma espécie de Sala de Estado Maior, na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física. Os detalhes da apresentação de Lula à PF, segundo o juiz, devem ser discutidos pela defesa do político com o delegado Maurício Valeixo, superintendente da PF no Paraná.

Logo após a determinação do juiz de primeira instância, em entrevista à Rádio BandNews, o advogado do ex-presidente Lula, José Roberto Batochio disse que os prazos para interposição de recursos no Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, ainda não foram esgotados e, portanto, a interpretação dele é de que há uma tentativa de apressar a execução da pena do petista. Nas palavras do próprio advogado a Justiça quer “colocar o carro na frente dos bois”.

José Roberto Batocchio disse que a defesa ainda vai analisar que tipo de medida será tomada contra a determinação da Justiça Federal do Paraná.

O advogado ainda afirma que sem dúvida nenhuma Lula se apresentará à PF como determinado por Moro. Batocchio reforçou que o ex-presidente é “respeitoso em relação ao Poder Judiciário e à Lei”. O juiz Sérgio Moro, levou 22 minutos para escrever o despacho que determinou a prisão do ex-presidente. O magistrado recebeu o ofício do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, autorizando a execução da pena às 17h31.

O despacho de quatro páginas de Moro foi anexado ao sistema da Justiça Federal do Paraná às 17h53. Havia a expectativa de que o pedido de prisão seria expedido apenas depois da interposição dos embargos dos embargos de declaração no TRF4, previsto para ocorrer no dia 10 de abril. No entanto, de acordo com o próprio Tribunal, o recurso em questão não está previsto no Código de Processo Penal.

Nesse sentido, a assessoria de imprensa do TRF explicou que os prazos legais que estavam correndo no sistema da Justiça Federal eram para interposição de recurso especial para Superior Tribunal de Justiça e extraordinário para o Supremo Tribunal Federal. Os desembargadores entenderam, então, que seriam embargos protelatórios, com o intuito de adiar a execução da pena de Lula.

Na tentativa de evitar a prisão, a defesa do petista entrou com um pedido de habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal. A intenção era de que a execução da pena fosse cumprida somente depois do transito em julgado, ou seja, quando não houvesse mais possibilidade de recursos sobre o caso. O pedido, no entanto, foi negado nesta quarta-feira (04) por seis votos a cinco, depois de quase doze horas de votação dos ministros.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba