Política

Moro deve decidir se autoriza perícia nos recibos originais de pagamento de aluguel entregues pela defesa de Lula

 Moro deve decidir se autoriza perícia nos recibos originais de pagamento de aluguel entregues pela defesa de Lula

Foto: Pedro de Oliveira/ALEP

(Foto: Pedro de Oliveira/ALEP)

O juiz Sérgio Moro ainda não definiu se irá autorizar uma perícia nos recibos originais de aluguel do apartamento em São Bernardo do Campo, que foram entregues pela defesa de Lula. A defesa protocolou na Justiça Federal do Paraná nesta terça-feira (24) à tarde os papéis que comprovariam os pagamentos de aluguel do apartamento vizinho ao do petista. A propriedade é alvo de ação penal na operação Lava Jato.

Segundo o Ministério Público Federal, Lula teria recebido o imóvel como propina da Odebrecht. O advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, entregou, além de 31 comprovantes de quitação dos alugueis, uma carta do proprietário do imóvel, Glaucos da Costamarques, à ex-primeira dama Marisa Leticia, confirmando os pagamentos mensais.

Segundo o advogado, um último documento original protocolado na 13ª Vara Federal de Curitiba foi o contrato de locação do apartamento celebrado entre Marisa Letícia e Costamarques do dia 1° de fevereiro de 2011.

Após apresentação à imprensa, os advogados levaram os recibos à sede da Justiça Federal em Curitiba. A entrega dos documentos foi acompanhada por um notário para dar fé pública aos comprovantes de pagamento e confirmar o estado em que foram apresentados. Zanin Martins explicou que o objetivo é dar transparência aos registros feitos pelo órgão e dar mais segurança jurídica ao processo.

A defesa de Lula havia solicitado uma audiência formal para entregar os recibos, com a presença de um perito, mas o juiz Sérgio Moro negou a solicitação. Após a apresentação de cópias dos documentos no processo, com algum dos recibos com erros de grafia e com datas inexistentes, o Ministério Público Federal pediu a Moro que autorizasse uma perícia no material. O magistrado ainda não decidiu sobre a questão, mas exigiu que a defesa de Lula entregasse os documentos originais.

Durante coletiva de imprensa, a defesa do ex-presidente Lula ainda criticou a necessidade de apresentação dos comprovantes. Segundo Cristiano Zanin Martins, o objeto da denúncia era a compra de dois imóveis com dinheiro proveniente da corrupção em oito contratos de empreiteiras com a Petrobras. No entanto, para a defesa, em nenhum momento foram apresentadas provas nesse sentido.

Nesta ação penal, Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o MPF, o ex-presidente recebeu benefícios da Odebrecht  por meio da compra de um terreno onde seria instalada uma nova sede para o Instituto Lula – o que nunca aconteceu – e da compra, em nome de um laranja, do apartamento em São Bernardo do Campo. No último interrogatório, Lula negou todas as acusações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões