Mudanças no ICMS para empresas do Simples Nacional começam no PR

Imagem ilustrativa

Cerca de oitocentas e trinta mil empresas do Paraná que optaram pelo Simples Nacional e que operam no comércio de mercadorias, indústria, atacado, varejo e setor de transporte devem ser impactadas pela mudança na alíquota do ICMS. Publicado na semana passada, o decreto que regulamenta a medida reduz de 20 para seis as faixas de tributação e limita o aumento em até 20% do valor pago no ano passado. A proposta mantém a isenção para as empresas que faturam até 360 mil reais por ano e estabelece uma tabela progressiva. Com isso, a isenção inicial também será empregada nas demais faixas.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, até o ano passado, quando a empresa faturava mais de 360 mil reais por ano, por exemplo, passava a pagar sobre todo o faturamento, e não sobre o que extrapolava a primeira faixa. Segundo o governo, a medida é uma adequação da legislação estadual às normas federais para tributação e não haverá aumento na arrecadação. Hoje, segundo a Fazenda, a arrecadação estadual para o segmento do Simples é de 700 milhões de reais. A secretaria argumenta que se não houvesse a mudança o imposto aumentaria 50%. O governo garante que a maioria das empresas vai pagar menos.

O setor produtivo, no entanto, não concorda com alguns pontos da mudança. Para a Federação das Indústrias do Paraná, o decreto eleva o tributo e onera o setor produtivo. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, a Faciap, também discorda do governo e afirma que as empresas não têm condição de arcar com o imposto sem perder a competitividade ou repassar o valor ao consumidor. Apesar disso, ainda há a possibilidade de o governador Beto Richa, do PSDB, eliminar eventuais aumentos por meio de decreto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social