Mudanças no sistema de transporte voltam a gerar reclamações entre usuários

Foto: Jaelson Lucas/SMCS
Foto: Jaelson Lucas/SMCS

As próximas mudanças na utilização dos cartões transporte da Urbs no sistema metropolitano ainda nem entraram em vigor e já são alvo da reclamação de muita gente. Esses dispositivos deixam de ser aceitos em definitivo nas linhas metropolitanas a partir do dia 6 de agosto.

A alteração segue um acordo firmado em fevereiro entre a Urbs, a Comec e o Ministério Público após a separação financeira da Rede Integrada de Transporte, mas é encarara como prejuízo certo por quem não conseguiu usar os valores acumulados ao longo do tempo. Isso porque os créditos não poderão ser transferidos.

Uma das pessoas que se sente lesada é a pedagoga Alessandra Nunes, que mora em Pinhais e trabalha em Colombo, ambos municípios da grande Curitiba.

De acordo com a Urbs, a mudança se deu porque a Comec teria recusado a oferta de manter os validadores de Curitiba nas linhas metropolitanas, mesmo que gratuitamente. Assim, em abril deste ano, a Comec deixou de aceitar os cartões da Urbs com créditos comprados após o dia 6 de fevereiro. Agora, com o fim do prazo de seis meses que ficou estabelecido no acordo, todos os cartões da Urbs passam a ser recusados na rede metropolitana.

Segundo a Comec, o acordo firmado junto ao Ministério Público buscou atender a maioria dos usuários metropolitanos. Assim, casos como o da pedagoga ouvida pela BandNews seriam a exceção, e não a regra, e não representariam um prejuízo concreto porque os valores seguem disponíveis por cinco anos para uso dentro de Curitiba.

Outro aspecto que tem incomodado muita gente é que os créditos comprados para as 83 linhas metropolitanas não-integradas expiram em apenas 12 meses. A regra consta do termo de adesão ao dispositivo. Depois disso, os valores acumulados seriam transferidos para a Associação Metrocard, entidade que representa as 17 empresas que operam o transporte público na grande Curitiba.

Em nota, a Comec garante que mesmo depois desse prazo os dados ficam armazenados em um backup do sistema de bilhetagem e que os usuários podem prorrogar os valores e utilizá-los por mais um ano. Para isso, basta fazer um pedido. O comunicado informa ainda que todos os recursos obtidos com a venda dos cartões e eventuais créditos expirados são revertidos ao próprio sistema de transporte.

Também por meio de nota, a Urbs informa que os créditos nos cartões da capital podem ser utilizados nas estações, terminais e ônibus de Curitiba. As passagens são descontadas conforme a utilização e respeitando o valor da tarifa no dia da compra.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem