Mulher de 91 anos conquista primeira habilitação no Paraná

Foto: Divulgação / DetranPR
Foto: Divulgação / DetranPR

Uma idosa de 91 anos, moradora de Ibiporã, no norte do Estado, realizou um sonho antigo e tirou a primeira habilitação no Paraná. A aposentada Vanda Davanso conta que sempre teve vontade de dirigir, mas antigamente o marido dela não apoiava muito a ideia e por longos anos o sonho precisou ser adiado. A nova motorista diz que desde 2005 tentava tirar a carteira de motorista, mas sempre no exame psicotécnico ela era reprovada, com a justificativa da idade avançada. Nem por isso, dona Vanda desistiu. Foram mais de 100 aulas práticas de direção e sete processos antes de pegar o documento. Ela lembra ainda que para tirar a CNH teve de vir a Curitiba, já que em todos os processos pelos quais passou em Ibiporã foi reprovada pelos instrutores.

No começo, a família ficou um pouco preocupada com a ideia de deixar a dona Vanda dirigir pelas ruas de Ibiporã. Mas aos poucos os filhos passaram a admirar tanta dedicação.

A aposentada já comprou um carro, um Uno 1.4 e faz pequenos passeios dentro da cidade, mas ela conta que o objetivo é, logo logo, pegar a estrada e conhecer outros lugares do Paraná.

Dos mais de cinco milhões de condutores registrados no Estado, apenas 815 estão na mesma faixa etária da dona Vanda e 92% deles são homens.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem