Número de casos de caxumba em Curitiba, em pleno outono, chama a atenção dos especialistas

 Número de casos de caxumba em Curitiba, em pleno outono, chama a atenção dos especialistas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O número de casos de caxumba em Curitiba somente nos primeiros quatro meses deste ano chegou a mil e quinhentos, a maioria em adultos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O que chama a atenção é que a doença, que afeta as glândulas salivares, costuma ser mais comum no inverno e primavera e não no outono. A maior frequência pode ser o resultado da ineficácia da vacina, já que muitas pessoas são imunizadas apenas quando criança e, com o tempo, é necessário tomar uma segunda dose para garantir a proteção.

A tríplice viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola, faz parte das vacinas básicas aplicadas no primeiro ano de vida. No entanto, se a segunda dose não for tomada até aos 29 anos, a proteção fica abaixo dos 80%. O Chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, da Secretaria Estadual de Saúde, Renato Lopes, explica porque isso acontece.

A caxumba pode ser transmitida pelas gotículas de saliva e pela secreção respiratória. Entre os sintomas estão febre e o inchaço das glândulas presentes no pescoço. Podem ocorrer complicações como inflamações de outras glândulas do corpo e a doença pode ainda evoluir para uma meningite. Não existe um remédio específico para o tratamento, somente o repouso e o isolamento. E esta também pode ser uma das causas do alto número de ocorrências no outono em Curitiba, já que os sintomas começam a aparecer somente uma semana depois do contágio e muita gente segue a vida normal nesse período, espalhando o vírus.

A Secretaria Estadual de Saúde não registra todos os casos de caxumba, já que a doença não é de notificação obrigatória, somente os casos de surtos. Neste ano, foram registrados quatro surtos de caxumba, três em aldeias indígenas no interior do Paraná e outro em uma delegacia em Francisco Beltrão, no Sudoeste. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o ano passado foram quatro mil e quinhentos casos da doença somente na capital.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem