Número de prefeitos em coligações pode dar força eleitoral a Cida, Ratinho Jr e Arruda

Entre os dez candidatos ao governo do Paraná nas eleições deste ano, a governadora Cida Borghetti, do PP, e o deputado estadual Ratinho Júnior, do PSD, têm o maior número de prefeitos e vereadores filiados a partidos das próprias coligações. Levantamento do mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, Márcio Cunha Carlomagno, aponta que os nove partidos que integram a coligação de Cida somam um total de 149 prefeitos e 1.003 vereadores. As nove siglas da aliança de Ratinho Junior contam com 121 prefeitos e 871 vereadores.

Em artigo publicado na revista Paraná Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral, em 2016, Carlomagno observou que o maior número de políticos locais filiados aos partidos de determinada coligação tem impacto direto no potencial de votos a deputados federais nas localidades. Com isso, o cientista político afirma que o levantamento relacionado às atuais chapas das campanhas para o governo demonstra maior força política de Cida, embora não seja uma conclusão absoluta.

Embora haja vantagem evidente de Cida Borghetti, Carlomagno observa que nesta eleição três candidatos têm proximidade no números de prefeitos coligados. Isso faz com que ambos tenham força política local.

O levantamento, com dados de eleitos em 2016, mostra que o deputado federal e candidato do MDB, João Arruda, com quatro partidos na coligação  reúne 110 prefeitos e 543 vereadores. Em seguida, vem o ex-deputado federal Doutor Rosinha, candidato do PT, tem dez prefeitos e 107 vereadores. Para Carlomagno, os números balizam as análises políticas quanto ao potencial de votos de cada candidato.

Os outros seis candidatos ao governo tem coligações expressivamente menores e, consequentemente, menos apoio nas localidades do Estado. A chapa do ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi, da REDE, ao governo tem apenas 2 prefeitos e 39 vereadores. O advogado e jornalista Ogier Buchi, do PSL, partido de Bolsonaro, tem 3 prefeitos e 104 vereadores.

O empresário Geonísio Marinho, do PRTB, tem 1 prefeito e 24 vereadors. Já Professor Luiz Piva, do PSOL, Professor Ivan Bernardo, do PSTU, e Priscila Ebara Guimarães, do PCO, não têm nenhum prefeito ou vereador eleito em 2016. O levantamento foi baseado nos dados dos resultados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. Eventualmente, pode sofrer alguma variação pontual, em caso da existência de mudanças partidárias e cassações.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*