PolíticaEleições 2018

Número de prefeitos em coligações pode dar força eleitoral a Cida, Ratinho Jr e Arruda

 Número de prefeitos em coligações pode dar força eleitoral a Cida, Ratinho Jr e Arruda

Foto: Divulgação / TSE

Entre os dez candidatos ao governo do Paraná nas eleições deste ano, a governadora Cida Borghetti, do PP, e o deputado estadual Ratinho Júnior, do PSD, têm o maior número de prefeitos e vereadores filiados a partidos das próprias coligações. Levantamento do mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, Márcio Cunha Carlomagno, aponta que os nove partidos que integram a coligação de Cida somam um total de 149 prefeitos e 1.003 vereadores. As nove siglas da aliança de Ratinho Junior contam com 121 prefeitos e 871 vereadores.

Em artigo publicado na revista Paraná Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral, em 2016, Carlomagno observou que o maior número de políticos locais filiados aos partidos de determinada coligação tem impacto direto no potencial de votos a deputados federais nas localidades. Com isso, o cientista político afirma que o levantamento relacionado às atuais chapas das campanhas para o governo demonstra maior força política de Cida, embora não seja uma conclusão absoluta.

Embora haja vantagem evidente de Cida Borghetti, Carlomagno observa que nesta eleição três candidatos têm proximidade no números de prefeitos coligados. Isso faz com que ambos tenham força política local.

O levantamento, com dados de eleitos em 2016, mostra que o deputado federal e candidato do MDB, João Arruda, com quatro partidos na coligação  reúne 110 prefeitos e 543 vereadores. Em seguida, vem o ex-deputado federal Doutor Rosinha, candidato do PT, tem dez prefeitos e 107 vereadores. Para Carlomagno, os números balizam as análises políticas quanto ao potencial de votos de cada candidato.

Os outros seis candidatos ao governo tem coligações expressivamente menores e, consequentemente, menos apoio nas localidades do Estado. A chapa do ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi, da REDE, ao governo tem apenas 2 prefeitos e 39 vereadores. O advogado e jornalista Ogier Buchi, do PSL, partido de Bolsonaro, tem 3 prefeitos e 104 vereadores.

O empresário Geonísio Marinho, do PRTB, tem 1 prefeito e 24 vereadors. Já Professor Luiz Piva, do PSOL, Professor Ivan Bernardo, do PSTU, e Priscila Ebara Guimarães, do PCO, não têm nenhum prefeito ou vereador eleito em 2016. O levantamento foi baseado nos dados dos resultados eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. Eventualmente, pode sofrer alguma variação pontual, em caso da existência de mudanças partidárias e cassações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia