Número de transplantes aumenta no Paraná

O Paraná aumentou em 15% o número de transplantes realizados no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 957 procedimentos de janeiro a junho de 2016 – 125 a mais do que os 852 registrados nos primeiros seis meses de 2015. O número chama a atenção e acompanha uma tendência nacional.

Em meio ano, o Brasil bateu o recorde de doador por milhão da população, com 1.438 doadores, ou seja, 7,4% a mais do que o apurado na primeira metade do ano passado. Isso permitiu a realização de mais de 12 mil procedimentos em todo o país. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Michele  Caputo Neto, esse resultado é fruto dos 146 doadores identificados na região, o que levou ao índice de 13 doadores por milhão de população.

O secretário foi inclusive contemplado com o prêmio anual ‘Destaque da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil’, do Ministério da Saúde, e falou sobre a recente mudança de cenário no Paraná.

O mês de setembro é dedicado à doação de órgãos e isso devido ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado no próximo dia 27. De olho na constante ampliação do volume de doadores, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nesta semana para conscientizar as pessoas sobre o assunto. Com o slogan “Viver é uma grande conquista.

Ajude mais pessoas a serem vencedoras”, a iniciativa é estrelada por atletas transplantados em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Desde 2011, o Estado aumentou a quantidade de doações de órgãos em quase 200%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera