Giro nas Ruas dessa segunda é na Rua Mauá

Foto: Reprodução/Google Maps

O Giro nas Ruas de hoje é na Rua Mauá, que tem pouco mais de 1,5 km de extensão e corta exclusivamente o bairro Alto da Glória, na capital, passando ao lado do estádio do Coritiba, o Estádio Major Antônio Coutor Pereira. A via tem início a partir da rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão e termina na Itupava.

Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, nasceu em 28 de dezembro de 1813 no Rio Grande do Sul, e se mudou para o Rio de Janeiro quando tinha nove anos de idade. A primeira grande experiência dele veio aos 17 anos, quando  foi contratado por uma empresa de importação escocesa. Com dedicação, conhecimento da língua inglesa e noções de contabilidade, o rapaz se tornou logo um grande gerente e logo depois virou sócio da companhia, até alcançar o posto principal dos negócios.

Durante uma viagem para a Inglaterra em busca de novos recursos, em 1840, o gaúcho teve ideias voltadas à industrialização brasileira. Ele conheceu fábricas e o cenário industrial e empreendedor da região que visitava e decidiu entrar definitivamente para o ramo no país de origem.

Algum tempo depois, já de volta ao Brasil, Souza deu início ao projeto da indústria naval brasileira com o Estabelecimento de Fundição e Companhia Estaleiro da Ponta da Areia. A iniciativa se transformaria no maior empreendimento industrial do país em um curto período. Com cerca de mil operários, a empresa produzia navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, prensas, armas, tubos para encanamento de água e até guindastes.

Até hoje lembrado como um dos maiores empreendedores no Brasil, Irineu Evangelista de Souza recebeu, em 1854, o título de Barão de Mauá. Ele ainda se destacou com a criação de uma companhia de gás para iluminação pública, uma companhia de navegação, com a construção da primeira estrada de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, e a criação do primeiro Banco do Brasil.

Antes de falecer, o Barão também foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul em diversas legislaturas, até renunciar e abandonar a vida pública, voltando a ser um homem de negócios devido à ameaça exercida pela crise bancária e a preocupação com o acúmulo de dívidas. Daí em diante ele se dedicou à corretagem de café, mas morreu vítima de diabetes em 1889, aos 76 anos de idade.

Foto: Reprodução/Google Maps

É no número 629 da rua Mauá que fica o Barber Shop Curitiba. O proprietário, Antônio Marcos da Silva, trabalhou por 15 anos em grandes estabelecimentos do ramo até perceber um excelente nicho de mercado: o de estabelecimentos voltados ao público masculino, especializados em barba e cabelo, no estilo mais tradicional possível desse tipo de atividade.

O empresário ressalta que um dos principais diferenciais do espaço é a decoração, toda no estilo retrô.

A barbearia funciona ainda como um local para que o cliente relaxe e se desconecte do mundo enquanto apara a barba ou corta o cabelo. E, para ajudar nisso, ele tem à disposição uma série de revistas e até uma cervejinha gelada.

O Barber Shop Curitiba abre de segunda a sexta-feira, das 10 horas até as 20 horas. No sábado, o funcionamento é das 10 horas às 18 horas.

Após algum tempo atuando na área de design gráfico, Yana Sara Elias decidiu mudar de ramo e abriu A Loja da Torta, na rua Mauá. Ela conta que, no início, a ideia era apenas estabelecer uma cozinha com atendimento no balcão, mas não demorou muito e o local já tinha se transformado em um café.

A Loja da Torta tem um cardápio variado que inclui diferentes tipos de tortas, bolos, quiches, omeletes, cafés e vitaminas, entre outros produtos. Mas a lista de opções disponíveis muda quase toda semana.

O espaço, na rua Mauá, número 28, oferece ainda um cardápio com opções sem glúten nem lactose e alguns produtos veganos. O horário de funcionamento às segundas-feiras é das 11 horas às 19 horas e, de terça à sexta, das 9 horas às 19 horas.

 

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*