Odebrecht se reúne por cerca de oito horas com procuradores e reforça sinais de delação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
O empresário Marcelo Odebrecht passou esta quinta-feira reunido com procuradores da Força Tarefa Lava Jato, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A reunião, que começou por volta das 10h e terminou às 18h30, seria mais uma etapa do acordo de delação premiada que o empresário negocia com a Procuradoria Geral da República. A negociação segue em sigilo, mas vem sendo apontada há alguns meses como uma possibilidade pela empresa. Em maio, executivos da Odebrecht assinaram um acordo de confidencialidade com a Força Tarefa Lava Jato, um dos primeiros passos na negociação de uma colaboração. Ao deixar a sede da Polícia Federal, o advogado Theo Dias, que está à frente das negociações da delação de Marcelo Odebrecht, não quis confirmar o teor da reunião desta quinta-feira.


No mês passado, o advogado Nabor Bulhões desistiu de dois atos da defesa técnica do ex-presidente do Grupo Odebrecht. Primeiro, ele abriu mão de tomar o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff como testemunha de defesa. Depois, desistiu de um pedido de revogação de prisão que havia apresentado no começo de julho. Bulhões não apresentou justificativas, mas disse que o motivo está em sigilo. A sequência de desistências foi vista como sinal de que o acordo de delação premiada poderia estar mais próximo da assinatura.

O empresário Marcelo Odebrecht está preso desde 19 de junho do ano passado, quando foi deflagrada a 14.ª fase da Lava Jato. Detido atualmente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Odebrecht já foi condenado a mais de 19 anos e quatro meses de prisão em uma ação penal da Lava Jato e responde a mais dois processos. Um deles apura o pagamento de pelo menos 200 milhões de dólares em propina. Desse total, 30 milhões de dólares teriam sido destinados à gerência de serviços da Petrobras, comandada por Renato Duque. De acordo com os investigadores, metade desse valor foi destinada ao Partido dos Trabalhadores e o restante, a funcionários da estatal. Marcelo Odebrecht também é investigado na ação penal que apura o setor de operações estruturadas da empreiteira, que funcionava como uma espécie de indústria de propina dentro da empresa. O departamento todo teria movimentado 46 milhões de reais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2