Ônibus do transporte coletivo devem ter câmeras de segurança até ano que vem

 

Secretário da Segurança Pública do Estado do Paraná, Wagner Mesquita. Fotos: Cabo Valdemir da Luz – arquivo

Câmeras de segurança devem ser instaladas nos transportes coletivos de Curitiba e Região Metropolitana até o ano que vem. A medida foi definida durante uma reunião hoje à tarde entre a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba e do Sindicato dos Motoristas e Cobradores.

A assembleia foi marcada com o objetivo de fortalecer ações contra roubos e furtos em estações tubo e ônibus. Hoje pela manhã, mais um arrastão foi registrado. O transporte da Linha Ouro verde seguia ao Terminal de Santa Felicidade quando quatro assaltantes renderam o motorista com uma faca, agrediram um idoso e roubaram os pertences pessoais de todos os passageiros.

De acordo com o Secretário da Segurança Pública do Estado do Paraná, Wagner Mesquita, atualmente, o foco dos criminosos são aparelhos celulares e não mais dinheiro das passagens dos transportes. Por este motivo, uma outra medida determinada é a modificação do Boletim de Ocorrência para facilitar a identificação dos celulares furtados.

No último sábado, uma jovem de 24 anos, morreu após ser baleada durante um arrastão em um ônibus no município de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba. Em julho, um motorista morreu durante um arrastão e no começo deste mês, um cobrador foi baleado e não resistiu. De acordo com dados do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Curitiba registrou quase mil ocorrências de roubo em ônibus e em estações-tubo no primeiro semestre deste ano. Segundo o Secretário Wagner Mesquita, as ações vão ser intensificadas devido ao agravamento dos crimes.

De acordo com a Comec e o Sindimoc, dez empresas estão trabalhando e testando tecnologias de monitoramento. Segundo Wagner Mesquita, o Sindicato e a Coordenação da Região Metropolitana vão ter 30 dias para apresentar a Secretaria de Segurança Pública o projeto da tecnologia que vai ser implantada.

Na reunião, foi definido que a Guarda Municipal vai realizar ações de patrulhamento nas estações tubo e nos terminais.  Já a Polícia Militar vai ser responsável pelas ações ostensivas no trajeto dos ônibus.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem

Polícia Civil prende dois suspeitos de estelionato 

Polícia Civil prende dois suspeitos de estelionato 

A polícia também apreendeu um veículo e outros objetos

Tarifa de ônibus de Curitiba pode ser paga com cartão, relógios inteligentes ou smartphones

Tarifa de ônibus de Curitiba pode ser paga com cartão, relógios inteligentes ou smartphones

Para efetuar o pagamento, basta aproximar o cartão ou o celular, sem necessidade de senha.