Os municípios paranaenses de Guaraqueçaba e Moreira Sales já tem novos prefeitos

Imagem: Divulgação / TREPR

Os municípios de Guaraqueçaba, litoral do Paraná, e Moreira Sales, noroeste do estado, já tem novos prefeitos – que foram eleitos neste domingo (04). No último pleito (outubro de 2016), as candidaturas dos eleitos das duas cidades foram anuladas pela Justiça Eleitoral, por causa de irregularidades.

Mais de 77% da população de Guaraqueçaba compareceu às urnas. Ariad Júnior (PMDB) ganhou a eleição suplementar com 56,42%dos votos válidos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o ex-prefeito da cidade, Riad Said Zahoui (PMDB) já havia sido cassado por abuso de poder político e econômico e por compras de votos. Mesmo assim, a cassação não impediu que Zahoui se candidatasse novamente e ganhasse as eleições.

No entanto, os mais de três mil votos dos seis mil e quatrocentos eleitores do município não impediram que o registro de candidatura do ex-prefeito fosse indeferido.

Após a indefinição nas eleições, o vereador Abelardo Sarubbi (PTB) assumiu interinamente a Administração Municipal. Agora, o novo prefeito Ariad Júnior – filho do ex-prefeito cassado – assume o cargo no lugar de Sarubbi. A data da posse ainda não foi definida. Em Moreira Sales, mais de 83% dos eleitores foram às urnas. Rafael Brito do Prado, o Rafael Bolacha (PMDB), é o novo prefeito eleito com 56,43% dos votos válidos.

O candidato que havia ganhado as eleições de 2016, Hugo Berti (PSD) foi condenado por improbidade administrativa e teve a candidatura invalidada. Segundo o Ministério Público, Berti usou dinheiro da prefeitura – quando assumiu o cargo de prefeito na cidade, entre 2002 e 2008 – para pagar o aluguel de um barracão.

Rafael Bolacha assume o cargo no lugar do vereador Tiago Albano (PSB), que está no comando da Administração Municipal desde janeiro.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*