Pacotaço do governo é divido em seis partes

Foto: reprodução/ Site do deputado Luiz Claudio Romanelli
Foto: reprodução/ Site do deputado Luiz Claudio Romanelli

A liderança do governo decidiu fatiar em seis projetos o pacote fiscal e administrativo enviado à Assembleia Legislativa para facilitar a aprovação das medidas. Mas não abriu mão de manter a tramitação em regime de urgência.

O projeto enfrenta duras críticas de setores organizados da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil e o G7, grupo formado pelas sete principais entidades representativas do setor produtivo do Paraná.

O projeto prevê um aumento anual de R$ 100 milhões na receita do estado. Entre os itens previstos na proposta está a criação de duas taxas. Uma para exploração de minérios, com exceção de argila e calcário, e outra para o uso de água com fins econômicos ou de exploração.

As instituições criticam a reforma do Conselho de Contribuintes, ligado à Receita Estado, que tem a função de julgar recursos administrativos de contribuintes. Para eles, as mudanças prejudicam a paridade na composição do conselho.

O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, diz que, depois de ouvir deputados aliados, apresentou à Comissão de Constituição e Justiça uma proposta alternativa de divisão do projeto em seis.

Ele rebate a acusação de que o projeto é inconstitucional. Segundo o deputado, o regime de urgência é a única maneira de um projeto ser aprovado em tempo hábil na Assembleia Legislativa.

Para a vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB, Betina Grupenmacher, a tramitação do projeto em regime de urgência não permite a discussão detalhada das medidas propostas.

O governo pretende encerrar a votação, em Plenário, até 30 de setembro para que as mudanças façam parte do orçamento de 2017. O relatório do deputado Luiz Cláudio Romanelli deve ser discutido na CCJ nesta quarta-feira (24), em uma reunião extraordinária. Depois, segue para a Diretoria Legislativa para que cada parte da proposta receba um novo número de projeto de lei.

Na segunda-feira (29), os seis projetos devem voltar à CCJ para, se for o caso, receberem emendas. Alguns deles podem ainda passar por comissões especiais antes de seguirem para Plenário.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social