Política

Pacote anticorrupção do MPF prevê fortalecimento da justiça para acelerar julgamento de processos

Para auxiliar no combate à corrupção e à impunidade no país, o Ministério Público Federal lançou um pacote de propostas de mudanças legislativas e judiciais, a partir da experiência do órgão em casos como a Operação Lava Jato, que investiga desvios na Petrobras. O pacote foi dividido em dez frentes e possui três pilares principais: prevenção da corrupção por meio de campanhas de conscientização; criação de mecanismos internos nas corporações e no próprio governo, como os testes de integridade aplicados a servidores públicos; e o fortalecimento do sistema judicial com o intuito de diminuir o tempo de julgamento dos processos. O procurador da República, Paulo Roberto Galvão, explica que as medidas não foram criadas pensando na Operação Lava Jato, no entanto, ele esclarece que a intenção é tentar aplicar desde já boa parte das medidas.

A força-tarefa do Ministério Público Federal estuda ainda a punição de partidos políticos e não só de dirigentes envolvidos no esquema de desvios da Petrobras. O procurador explica que a medida é importante porque, até então, apenas pessoas físicas respondiam por eventuais crimes cometidos em benefício do partido.

Outra prática que deve ser inserida no pacote, mas que não se aplica a operação Lava Jato, é a aplicação de “testes de integridade”, em que a honestidade dos servidores públicos será colocada à prova. De acordo com Paulo Roberto Galvão, os agentes são submetidos a casos concretos e o resultado pode ou não demonstrar a predisposição para cometer crimes contra a administração pública.

O pacote de medidas agora segue para análise no Congresso Nacional. Todos os detalhes do pacote estão disponíveis no site do Ministério Público Federal, no http://www.lavajato.mpf.mp.br/

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia