Paraná avança nas negociações para aquisição de vacina contra a dengue

Foto: Pedro Ribas/ANPr
Foto: Pedro Ribas/ANPr

O Paraná aguarda uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para comprar e começar a fornecer a vacina contra a dengue na rede pública de saúde. Caso consiga, o Estado será o primeiro da América Latina a fornecer a imunização. Hoje (sexta) o governador Beto Richa se reuniu com representantes do único fabricante que possui registro da vacina contra a dengue no mundo. Inicialmente, o Paraná deve comprar 500 mil doses do medicamento. Segundo o governador Beto Richa, a ideia é começar a vacinação nas próximas semanas.

Vão ser aplicadas três doses da vacina. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, destaca que a imunização é a forma mais eficaz para o controle da dengue. Ele afirma que apenas a Anvisa consegue avançar nas negociações.

O laboratório francês, que tem patente de outras 19 vacinas, é o único no mundo com o registro do medicamento contra a dengue. A vacina foi finalizada em dezembro de 2015 e tem 93% de eficácia. A previsão do laboratório é reduzir em 80% a taxa de internação e mortalidade gerada pela doença.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem