Paraná concentra 80% da população de papagaio-de-cara-roxa do país

 Paraná concentra 80% da população de papagaio-de-cara-roxa do país

(Foto: divulgação/SPVS)

(Foto: divulgação/SPVS)

O Censo Populacional do Papagaio-de-cara-roxa 2018, realizado em julho, registrou uma população de 9.112 aves. A maioria está no litoral do Paraná. A contagem é feita anualmente, desde 2003, pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, a SPVS.

Neste ano, pela primeira vez, a contagem foi feita com o papagaio-de-cara-roxa já fora da lista internacional de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza. A espécie existe apenas em uma estreita faixa de planície entre o litoral do sul de São Paulo ao litoral do Paraná. A população paranaense representa 80% do total, com 7.366 papagaios.

No litoral paulista vivem 1.746 aves. Os censos anuais do papagaio-de-cara-roxa mobilizam cerca de 50 voluntários, entre estudantes, moradores locais e outras pessoas sensibilizadas com a causa, que se unem aos técnicos da SPVS durante a contagem. O resultado é o segundo mais expressivo na história do projeto.

Em 2018, o Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa completa 20 anos acompanhando o desenvolvimento da espécie e contribuindo para o recente aumento da população no litoral do Paraná.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem