Paraná deve superar média nacional em casos de câncer de boca

O Paraná deve registrar nesse ano um número maior de casos de câncer de boca do que a média nacional.De acordo com um estudo do Instituto Nacional do câncer, para cada cem mil habitantes serão 16 novos casos no estado, enquanto no país a estimativa é de 14 ocorrências diagnosticadas. Os principais sintomas da doença são o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas. Os homens são os mais afetados pelo câncer de boca. Segundo a cirurgiã-dentista Gisele Bortoli Rauli, a explicação está no excesso do consumo de álcool e do uso do cigarro pela população masculina.

Outros fatores que podem influenciar o surgimento da doença são a exposição excessiva aos raios solares e a má higiene bucal. A cirurgiã-dentista conta também que o tem chamado a atenção dos especialistas é o aumento no número de casos de câncer de boca provocado pelo vírus HPV, que é transmitido pelo sexo oral.

Cerca de 10% dos tumores registrados no país tem origem e se desenvolvem no sistema bucal.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*