Paraná é o terceiro estado que mais contrata estrangeiros com carteira assinada

Imagem ilustrativa

O Paraná é o terceiro Estado brasileiro que mais contrata estrangeiros com carteira assinada. De acordo com um levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, o Ipardes, durante todo o ano passado, treze mil e oitocentas pessoas vindas de outros países trabalhavam no Estado regularmente. O Paraná fica atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina.

O auge das contratações de estrangeiros foi em 2015, quando dezesseis mil e seiscentos trabalhadores de fora estavam registrados. No Paraná houve uma queda principalmente no número de trabalhadores haitianos, com redução de 30% em relação a 2015. Ainda assim, o contingente de haitianos é o maior entre os imigrantes no Estado, com quase cinco mil pessoas.

Em segundo lugar vem os paraguaios e argentinos. Curitiba é o principal destino dos trabalhadores estrangeiros, com um total de três mil e quatrocentos imigrantes no ano passado.

Os setores que mais contratam trabalhadores de outras nacionalidades são a indústria de transformação, em seguida vem serviços e por último comércio. De 2010 até agora, o número de imigrantes que chegaram ao Estado subiu 277%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem