PolíticaEleições 2016

Paraná ganha reforço no policiamento nos últimos dias antes das eleições

Foto: Divulgação / Polícia Militar do Paraná
Foto: Divulgação / Polícia Militar do Paraná

As eleições municipais no próximo domingo (2) vão ter reforço no policiamento em todo o Paraná. Segundo a Polícia Militar, o esquema de segurança já começou e teve as primeiras ações nessa quarta (28), com o início da distribuição das urnas eletrônicas pela Justiça Eleitoral. Neste sábado (1º), véspera do pleito, a segurança aumenta com o apoio das Guardas Municipais das cidades que dispõem desse tipo de força. E no domingo em si, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária monitora, em Curitiba, todo o período de votação – das oito horas da manhã às cinco da tarde. Quem explica é o coronel Vanderley Rothenburg.

Mais de 10 mil homens atuam na chamada Operação Eleições 2016 que, na PM, conta com agentes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e do Corpo de Bombeiros. Já a Polícia Civil apoia o pleito com equipes do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais). Entre outras coisas, a propaganda irregular vai estar na mira das autoridades.

Os policiais também vão ficar atentos aos casos de transporte de eleitores, compra de votos, uso de som e boca-de-urna. Em Curitiba, o policiamento terá o apoio da Guarda nas 166 escolas, assim como nos prédios do Tribunal Regional Eleitoral e do Fórum Eleitoral. Ao todo, são 414 pontos de votação na capital do Estado.

Apesar da garantia constitucional, os presos no Paraná não vão votar nas eleições deste ano. Isso porque, conforme o Depen (Departamento Penitenciário Estadual), não houve número mínimo de detentos dispostos a participar do pleito em nenhuma unidade prisional e, assim, não haverá urnas instaladas nos presídios.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.