Paraná registra crescimento na indústria em 2017, segundo IBGE

Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr / arquivo

Depois de três anos consecutivos com resultados negativos, a indústria do Paraná encerrou 2017 com crescimento de 4,4% na produção. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. O índice é quase o dobro da média registrada em todo o Brasil, cerca de 2,5%. Com a crise econômica, o setor industrial cortou investimentos e postos de trabalho. Em 2014, 2015 e 2016 a queda média registrada no Paraná ficou em 4,4%. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, Julio Suzuki, a recuperação abrange vários segmentos da indústria paranaense.

Das 13 áreas pesquisadas pelo IBGE, 10 tiveram aumento na produção. A maior alta foi registrada no setor de máquinas e equipamentos, que cresceu 33%. As montadoras retomaram o ritmo com a venda de automóveis principalmente para a Argentina e com a recuperação das vendas no mercado interno. O setor teve alta na produção de 16%. Os resultados positivos também fizeram a indústria voltar a contratar. No ano passado, o setor gerou um saldo positivo de 7 mil e 400 empregos com carteira assinada no Estado.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*