Paraná registra crescimento na indústria em 2017, segundo IBGE

 Paraná registra crescimento na indústria em 2017, segundo IBGE

Indústria de transformação do Paraná acumula o maior crescimento do País. Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr

Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr / arquivo

Depois de três anos consecutivos com resultados negativos, a indústria do Paraná encerrou 2017 com crescimento de 4,4% na produção. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE. O índice é quase o dobro da média registrada em todo o Brasil, cerca de 2,5%. Com a crise econômica, o setor industrial cortou investimentos e postos de trabalho. Em 2014, 2015 e 2016 a queda média registrada no Paraná ficou em 4,4%. De acordo com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social, Julio Suzuki, a recuperação abrange vários segmentos da indústria paranaense.

Das 13 áreas pesquisadas pelo IBGE, 10 tiveram aumento na produção. A maior alta foi registrada no setor de máquinas e equipamentos, que cresceu 33%. As montadoras retomaram o ritmo com a venda de automóveis principalmente para a Argentina e com a recuperação das vendas no mercado interno. O setor teve alta na produção de 16%. Os resultados positivos também fizeram a indústria voltar a contratar. No ano passado, o setor gerou um saldo positivo de 7 mil e 400 empregos com carteira assinada no Estado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Grupo que fraudava licitações em Maringá é alvo da PF

Investigação aponta que empresários, do ramo de alimentos, combinavam preços e direcionavam licitações

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense