Paraná tem baixa adesão à vacina de HPV

 Paraná tem baixa adesão à vacina de HPV

Foto: Venilton Küchler / AENotícias PR

Apenas 20% da população paranaense recebeu a segunda dose da vacina contra o HPV. De acordo com o Governo do Estado, a primeira dose teve, em média, 40% de adesão em todo o Paraná. A imunização é dividida em duas aplicações que devem ser recebidas em um intervalo de seis meses.

Segundo a Secretaria da Saúde, crianças e adolescentes que já receberam a primeira dose podem completar o esquema vacinal, mesmo que já tenha passado o período de seis meses. De acordo com o chefe do Centro estadual de Epidemiologia, João Luís Crivellaro, com as duas doses, a eficácia da vacina é 98%. No entanto, a adesão à campanha no estado ainda é pequena.

A vacina protege as mulheres contra o terceiro câncer mais frequente no Brasil, o de útero. Já para os homens, a cobertura vacinal evita cânceres de garganta, pênis e ânus. Os pacientes com HIV/Aids, oncológicos e transplantados de nove a 26 anos também devem se vacinar. Porém, são indicadas três doses da vacina para esse público. De acordo com João Luís Crivellaro, a baixa adesão ao esquema vacinal é a falta de conhecimento da população.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina está disponível em mais de duas mil unidades de saúde de todo o Estado para meninas de nove a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem