PolíticaEleições 2018

Paraná tem um filiado a partido político para cada oito eleitores

 Paraná tem um filiado a partido político para cada oito eleitores

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Paraná tem um filiado a partido político para cada oito eleitores. Os partidos atraíram 70 mil novos filiados desde o ano eleitoral de 2014 até agora no Estado. De acordo com dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral, o Paraná teve 69.692 novos filiados, o que fez com que o total atingisse um nível recorde no Estado no último mês de junho, com 1 milhão e 43 mil filiados num universo de 7 milhões e 900 mil eleitores.

No Brasil, há 16 milhões de filiados entre 147 milhões de eleitores. Com 13,09% dos eleitores filiados, o Paraná apresenta um índice maior que no país, que é de 11,41%. Embora o número absoluto de filiados aos partidos no Paraná tenha aumentado, o percentual em relação ao total de eleitores vem caindo sensivelmente desde 2016. Isso ocorre porque o número de filiados, que cresceu 0,4% nos últimos dois anos, não tem evoluído na mesma proporção que o eleitorado, que aumentou em 1,29% no período.

O MDB, do senador Roberto Requião, é a sigla com maior número de filiados: 188 mil, ou 18,02% do total. O PP da vice-governadora e pré-candidata ao governo, Cida Borghetti, vem em seguida, com 112 mil filiados, ou 10,8%. O terceiro da lista é o PSDB do ex-governador Beto Richa, com 87 mil eleitores alistados no partido, ou 8,4% do total.

O partido com menor número de filiados é o PCO, cuja candidata ao governo do Paraná, Priscila Ebara, viralizou recentemente nas redes sociais ao protagonizar o primeiro meme da eleição. De acordo com o TSE, o partido da causa operária possui 70 eleitores filiados no Paraná, o equivalente a 0,067% do total. O PSTU aparece em segundo na lista dos menores partidos, com 196 filiados, ou 0,019%.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem