Paraná teve o segundo maior saldo de desemprego de bancários em 2017

 Paraná teve o segundo maior saldo de desemprego de bancários em 2017

Imagem ilustrativa

O Paraná teve o segundo maior saldo de desemprego de bancários do país em 2017. Os bancos com atividades no estado fecharam 3.017 vagas no ano passado. A Pesquisa do Emprego Bancário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indica que o Paraná fica apenas atrás de São Paulo no ranking do desemprego no setor.

Entre janeiro e dezembro de 2017, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as instituições bancárias fecharam 17.905 postos de trabalho no país. O saldo negativo foi resultado de 43.197 desligamentos nos últimos meses, contra apenas 25.292 admissões. A maior parte das demissões está relacionada aos Programas de Desligamento Voluntário (PDV´s) do Banco Bradesco e da Caixa, divulgados logo após a aprovação da Reforma Trabalhista pelo Senado Federal.

São Paulo é o recordista em fechamentos de postos de trabalho bancário, com um saldo negativo de 5.174 vagas. Em terceiro lugar, está o Rio de Janeiro, com 2.015 postos fechados. Segundo o economista do Dieese Fabiano Camargo da Silva, a maior parte das demissões de bancários no Paraná tem relação com a venda para o Bradesco do HSBC, que mantinha quatro centros administrativos em Curitiba.

Segundo o economista, os empregos no setor bancário estão em queda há alguns anos, apesar das altas taxas de lucro das instituições financeiras. Para Fabiano do Silva, a Reforma Trabalhista agrava a situação.

A Pesquisa do Emprego Bancário mostra que apenas a Paraíba e o Acre apresentaram saldos positivos em 2017. Na Paraíba foram abertos 87 postos de trabalho e no Acre, 5. Todos os demais estados brasileiros apresentaram saldo negativo no período.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social