Paranaguá passa por surto de conjuntivite

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O município de Paranaguá, no litoral do Paraná, passa por um surto de conjuntivite. Somente em março, foram 13.404 casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção. No domingo de Páscoa, seiscentas pessoas foram atendidas com sinais da doença.

Nos quatro primeiros dias deste mês, mais de mil e quinhentas pessoas foram atendidas com sintomas de conjuntivite. Pelo menos outras seis cidades Paraná, principalmente no Noroeste, também enfrentam surto de conjuntivite. De acordo com levantamento das Regionais de Saúde de Cianorte e de Paranavaí, mil e seiscentos casos da doença foram registrados em março.

A conjuntivite é a inflamação de uma membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e também o interior das pálpebras. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana. Nos dois últimos casos, é contagiosa. A doença dura de uma semana a 15 dias. A conjuntivite alérgica acomete mais em crianças, não é contagiosa e é provocada pelo ácaro. A viral e a bacteriana são transmitidas pelo contato com as mãos, secreção ou objetos contaminados.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*