Paranaguá teve uma redução de 99% nos casos de dengue

Foto: Divulgação / UFPR

O município de Paranaguá teve uma redução de 99% nos casos de dengue. Os dados são da Secretaria de Saúde do Paraná que registrou 35 ocorrências entre junho de 2016 a maio deste ano. No mesmo período entre os anos de 2015 a 2016, o município passava por um surto da doença. Em apenas um ano (2015/2016), Paranaguá havia registrado mais de 14 mil casos de dengue. Além disso, o número de óbitos diminuiu em 100%. Entre 2015 a 2016, vinte e quatro moradores da cidade morreram em decorrência da doença. No segundo semestre do ano passado a maio deste ano, nenhum óbito foi registrado. De acordo com o boletim divulgado pela Sesa, os números baixaram de dezoito mil notificações de dengue para mil, novecentos e quatorze (1.914) – redução de 90%, na comparação entre os períodos 2015/2016 e 2016/2017. Segundo a Secretaria de Saúde, um dos maiores motivos para o alto índice da doença é o acúmulo de lixos e entulhos nas ruas. Há um ano, a limpeza de Paranaguá foi reforçada pela prefeitura do município. Serviços como coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos, roçada, varrição e limpeza de caçambas estão sendo feitos com o objetivo de impedir a concentração de água parada, e, consequentemente, o surto da doença. De acordo com o técnico de segurança, Dorival Barbo, que mora há 16 anos em Paranaguá, a melhoria foi grande, no entanto, a população precisa se conscientizar sobre a importância do recolhimento do lixo.

Segundo o Secretário do meio ambiente de Paranaguá, Rafael Rolim de Moura, a população da cidade precisa entender a importância de não jogar lixo no chão, nem misturar lixo doméstico com entulho. Por este motivo, ações de conscientização vão ser colocadas em prática.

De acordo com a assistente administrativa Juliane Marinho, em comparação ao ano passado, a limpeza da cidade é visível.

O trabalho de limpeza e coleta de lixo é monitorado pela Prefeitura de Paranaguá. De acordo com o secretário, Rafael Rolim, uma plataforma foi desenvolvida para que a fiscalização seja feita em tempo real.

Até o momento, de acordo com a Prefeitura de Paranaguá, quase 47 mil toneladas de lixo das ruas já foram recolhidas.  Os pontos mais críticos da cidade, em termos de limpeza pública, são: o Centro Histórico, as proximidades do trilho do trem, e regiões próximas ao rio.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*