Parque Histórico de Carambeí, um museu histórico a céu aberto

Foto: Divulgação / site do Parque Histórico Carambeí
Foto: Divulgação / site do Parque Histórico Carambeí

O Parque Histórico de Carambeí é formado por um conjunto de pequenas construções que preservam a história dos imigrantes que se estabeleceram na cidade. São mais de cem mil metros quadrados onde o visitante pode imergir na cultura dos colonos, a maioria holandeses, que se instalaram na região dos Campos Gerais no início do século XX. Em casas que simulam a arquitetura da época, os turistas encontram museus interativos, repletos de objetos que retratam o cotidiano dos antigos moradores. A Assessora de Comunicação do Parque, Ana Paula Bonfim, explica que em uma das casas o visitante pode se vestir como um imigrante e registrar o momento em fotos. Periodicamente, os moradores da cidade também realizam encenações no local.

O parque é dividido em cinco alas. Logo na entrada fica a Casa da Memória, uma construção de 70 anos, que foi o primeiro armazém erguido em alvenaria em Carambeí. O visitante pode conhecer como era a primeira fábrica de laticínios, a arquitetura das antigas igrejas entre outros. A beleza natural do local também chama a atenção. O ambiente é todo repleto de árvores e flores, há ainda um lago artificial contornado por banquinhos onde é possível fazer uma parada e contemplar a natureza. Para completar a imersão na cultura dos imigrantes, os turistas podem se deliciar no restaurante e na confeitaria que trazem pratos típicos holandeses, como tortas e bolinhos de carne desfiada. Dá pra levar pra casa souvenirs vindos diretamente da Holanda, como os tradicionais mini- tamancos feitos de porcelana, que são vendidos na lojinha ao lado do restaurante. A jornalista e blogueira, Silvia Oliveira, já visitou o lugar e conta que ficou encantada com todas as atrações.

A visitação das alas está aberta ao público mesmo nesse fim de semana. Amanhã (sábado) vai das 11h às 17h e no domingo, do meio-dia às 18h30. Na semana que vem, o parque volta a funcionar em horário normal, de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Os ingressos custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada), que vale para estudantes com carteirinha, crianças a partir de sete anos, professores e doadores de sangue. Crianças de até seis anos e moradores de Carambeí cadastrados não pagam. Todas as quartas-feiras o parque tem acesso gratuito, exceto em feriados. Mais informações no site: parquehistoricodecarambei.com.br.

Foto: Divulgação / site do Parque Histórico Carambeí
Foto: Divulgação / site do Parque Histórico Carambeí
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.