Pelo menos 25 mil fiéis são aguardados no centro de Curitiba para a celebração de Corpus Christi

Foto: Divulgação / Arquidiocese de Curitiba – arquivo

Pelo menos 25 mil fiéis são aguardados no centro de Curitiba para a celebração da solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira. A missa será celebrada pelo arcebispo Dom José Antônio Peruzzo às três horas da tarde, em um palco em frente à Catedral, com presença dos padres de toda cidade e com animação musical conduzida pelo Padre Reginaldo Manzotti. Depois haverá uma procissão por cima dos tapetes confeccionados na Avenida Cândido de Abreu, até o Centro Cívico. O feriado de Corpus Christi é uma data religiosa cristã criada para celebrar o mistério da Eucaristia — o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. De acordo com o arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo, a caminhada é um momento de reflexão.

O arcebispo diz que a orientação é fazer um minuto de silêncio para orar pela paz no mundo.

Em Curitiba, há vários bairros, como o Umbará, que, desde a madrugada, preparam os tradicionais tapetes. O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicolorido, teve origem com os imigrantes açorianos. No Brasil, essa tradição surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais. O feriado sempre cai na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, dia da Santa Ceia.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem