Pesquisadores da UFPR descobrem nova espécie de inseto em Palotina

Foto: Divulgação/UFPR

Pesquisadores da UFPR em Palotina, na região oeste, descobriram uma nova espécie de inseto na região. O Myrmedonota scientiana é um besouro com apenas seis milímetros de comprimento. O inseto foi encontrado pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Coleoptera, do Departamento de Biodiversidade da universidade.

O besouro estava em uma pequena área de Floresta Atlântica, com cerca de cinco hectares, no espaço que liga o prédio do antigo Seminário aos demais blocos do setor. Um cupinzeiro com os besouros, instalado em uma árvore, foi levado para os estudos em laboratório. A espécie do inseto é a primeira do gênero encontrada na América do Sul e a segunda encontrada dentro de um cupinzeiro.

De acordo com a UFPR, a descoberta do besouro levanta o debate sobre a distribuição geográfica do gênero, antes restrita à América do Norte e ao sudoeste da Ásia. A descoberta também reacende a discussão evolutiva referente ao comportamento dos cupins, já que a maioria das mais de 30 espécies conhecidas estão relacionadas às formigas.

Uma revista científica internacional da área de insetos publicou a descoberta dos pesquisadores. O besouro recebeu o nome de scientiana em homenagem à própria UFPR – que tem como lema scientia et labor ou ciência e trabalho.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*