Pesquisadores da UTFPR participam da descoberta de anel em torno do planeta anão Haumea

Da esquerda para a direita: asteroide Chariklo e os planetas anões Haumea (no meio) e Plutão. Imagem divulgação site UTFPR

Uma equipe internacional de astrônomos com participação de pesquisadores da UTFPR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, descobriu a presença de um sistema de anéis em torno de um planeta anão chamado Haumea. O planeta está dentro do sistema solar, depois da órbita de Netuno. A descoberta é importante porque é a primeira vez que se registra a presença de anéis em um planeta anão. Segundo o professor da UTFPR e coordenador da pesquisa, Felipe Braga Ribas, a descoberta foi feita utilizando uma técnica chamada de ocultação estelar.

O planeta foi descoberto em 2004, mas foi só em 2008 que se confirmou que se tratava de um planeta anão. O nome é uma alusão a desusa havaiana do nascimento e fertilidade. A descoberta foi publicada em uma revista internacional nessa quarta-feira. É uma das principais descobertas feitas na área no Paraná.

A descoberta ajuda também nas pesquisas sobre a evolução dos objetos no sistema solar. Por isso o estudo com relação ao planeta anão deve continuar.

A presença de anéis nos planetas indica a quantidade de material que existia na formação dele. Mostra também sobre a evolução e formação desses corpos celestes.

Além dos pesquisadores da UTFPR, fazem parte da equipe outros sete brasileiros do Observatório Nacional, do Rio de Janeiro e do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de cientistas de instituições internacionais, como o Instituto de Astrofísica de Andalucía, da Espanha e o Observatório de Paris-Meudon, da França.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem