Política

PGR começa a ouvir testemunhas em inquérito que investiga liberação de obras em área de Mata Atlântica às margens da BR-277

A Procuradoria-Geral da República começou a ouvir as testemunhas da investigação sobre supostas irregularidades na liberação de obras em uma área de Mata Atlântica às margens da BR-277, em Paranaguá, litoral do Estado. Os primeiros a depor foram Theodócio Jorge Atherino, sócio da empresa Green Logística, Tarcísio Mossato Pinto, presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e Venilton Pacheco Mucillo, chefe do Departamento de Licenciamento e Atividades Florestais do IAP.

A autorização para a construção de um estacionamento de caminhões da companhia foi viabilizada após um decreto assinado pelo governador Beto Richa (PSDB). E a suspeita é a de que o político tenha feito isso porque a RF Participações, controladora da Green Logística, teria relações com uma empresa da família do governador. O advogado de Richa, Sérgio Botto de Lacerda, admite que, de fato, o vínculo existiu, mas que isso foi no passado. Segundo ele, a incorporadora foi procurada durante a implantação de um condomínio e que não há qualquer irregularidade nisso.

O caso já é apurado em primeira instância, em Paranaguá. Ao todo, cinco pessoas respondem ao processo.

Segundo as investigações, em novembro de 2013 a empresa pediu ao IAP uma licença prévia para construir o estacionamento na área em questão, que fica perto do Porto de Paranaguá. No mês seguinte, a Green Logística adquiriu o terreno e, na sequência, Richa assinou um decreto considerando de interesse público o eixo modal de Paranaguá que incluía o espaço em questão. O texto também reduziu as restrições ambientais para o funcionamento de postos de combustíveis, armazéns e estacionamentos, mas o MP alega que essas atividades não são reconhecidas como de utilidade pública ou de interesse social. Em fevereiro de 2014, com base no decreto, o IAP concedeu a licença prévia à Green Logística, que começou a desmatar os cerca de 13 hectares para instalar o pátio de caminhões. Mas a licença acabou suspensa a pedido do Ministério Público.

Ainda conforme o MP, que deu início às investigações, a Green Logística não cumpriu com as exigências para começar a construção, mas obteve a autorização do IAP mesmo assim. O relatório de vistoria foi assinado por Venilton Pacheco Mucillo, que só tem se manifestado sobre o assunto na Justiça. Procurado, o presidente do IAP informou, via assessoria, que deve falar sobre o assunto ainda hoje (sexta, 11). A BandNews tentou, mas não conseguiu contato com o sócio da Green Logística ouvido nessa quinta-feira.

Caso entenda que há indícios de crime, a PGR pode denunciar o governador ao Superior Tribunal de Justiça. Do contrário, deve pedir o arquivamento do caso. Na hipótese da denúncia, caberá ao STJ aceitar e abrir o processo ou então pedir novas diligências.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia