Polícia Federal encaminha relatório de Sítio de Atibaia ao MPF

Foto: Divulgação / Justiça Federal
Foto: Divulgação / Justiça Federal

A Polícia Federal encaminhou esta semana ao Ministério Público Federal um relatório parcial das investigações que envolvem o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. Com o material em mãos, os procuradores da Lava Jato podem dar andamento a possíveis denúncias que envolvam o caso.

A Força Tarefa apura se o ex-presidente Lula foi beneficiado ilicitamente por obras no sítio conduzidas por empreiteiras que mantinham contrato com a Petrobras. Normalmente a PF encaminha o relatório apenas depois de concluídas as investigações, mas como o inquérito estava parado há muito tempo, o delegado Igor Romário de Paula, coordenador da operação na PF, decidiu antecipar o envio.

Em documento anterior, a PF chegou a solicitar acesso às delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht, que também participou das obras da reforma do imóvel investigado, para dar andamento às investigações. No entanto, como até o momento as colaborações não foram anexadas ao processo eletrônico, a PF optou por remeter a documentação ao MPF para que os procuradores prossigam com a denúncia.

O procedimento que apura se o imóvel pertence ao ex-presidente Lula está parado desde janeiro deste ano, quando a PF pediu mais prazo para dar andamento às diligências. À época, o delegado Márcio Anselmo disse que faltava analisar documentos que foram apreendidos na deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato, que teve Lula como alvo.

O sítio está registrado em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios do filho do ex-presidente, Fábio Luis Lula da Silva.

No entanto, os investigadores dizem que há indícios de que a propriedade pertenceria ao ex-presidente e de que a escritura apenas oculta o nome do verdadeiro dono. A defesa de Lula nega que ele seja dono do imóvel.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem