População sem senha aguarda por desistência em mutirão para fazer identidade

 População sem senha aguarda por desistência em mutirão para fazer identidade

(Foto: Narley Resende/ BandNews FM Curitiba)

(Foto: Narley Resende/ BandNews FM Curitiba)

Começou hoje (1) e segue até sábado (3) o Mutirão da Cidadania na Regional Boa Vista. São ofertados à população cerca de duzentos serviços gratuitos. O mais procurado é a emissão da carteira de identidade. Até às 11 horas da manhã de hoje (1), apenas 45 pessoas haviam sido atendidas pela equipe do Instituto de Identificação.

Ou seja, o atendimento dos quatrocentos e cinquenta cidadãos que chegaram cedo para conseguir uma senha demora o dia todo. Por causa da alta demanda, foram distribuídas 50 senhas a mais que o anunciado. Cerca de quinhentas pessoas ainda aguardavam no sol durante a manhã na esperança de alguma desistência.

Amanhã (2) serão distribuídas mais quatrocentas senhas e no sábado, mais trezentas. Segundo a administradora regional do Boa Vista. Janaina de Lima, os servidores da prefeitura se esforçam para dar conta da demanda.

Ela alerta os cidadãos para que levem a certidão original de nascimento ou averbação de divórcio e em boas condições. As fotos e as cópias são feitas na própria regional gratuitamente.

O papiloscopista Fabiano de Lima, do Instituto de Identificação do Estado, lembra que idosos, gestantes, deficientes e crianças com menos de dois anos têm prioridade e não precisam participar do mutirão. Podem procurar um dos 11 postos do Instituto em Curitiba. Ele admite que o Estado não consegue dar conta da demanda.

Por meio de nota, o Instituto de Identificação do Paraná reconhece a grande procura do agendamento do documento de identidade via internet e informa que todos os dias abrem 756 vagas, somando Curitiba, municípios da Região Metropolitana e do Litoral do Paraná.

Em 2017, foram produzidos 677.439 mil identidades em todo o estado. Mesmo assim, o serviço é insuficiente. De acordo com o governo, existem projetos em tramitação interna para melhorar o atendimento, entre eles, a abertura de concurso público e contratação de funcionários terceirizados.

(Foto: Narley Resende/ BandNews FM Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem