Porto de Paranaguá registra maior movimentação anual de cargas

 Porto de Paranaguá registra maior movimentação anual de cargas

Foto: Ivan Bueno/ APPA

Foto: Ivan Bueno/ APPA

O Porto de Paranaguá bateu 37 recordes históricos de movimentação de cargas nos últimos 27 meses. No mais recente, o navio Long Dar, de bandeira chinesa, contribuiu para a marca de 46.409.478  movimentadas entre 1º de janeiro e 15 de novembro de 2017, o maior volume em um ano em toda a história do porto. A marca foi atingida nessa quinta (16).

A movimentação deste ano já é 15% maior se comparada ao mesmo período de ano passado, quando 40 milhões de toneladas de produtos circularam pelo porto paranaense. O recorde de movimentação anual era de 2013, quando 46.168.102 foram movimentadas no porto. De acordo com o diretor-presidente da Appa – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, os números são resultados de investimentos feitos no porto.

 

A expectativa ainda é chegar a um novo recorde até o fim do ano e superar os valores no ano que vem.

Outras marcas foram atingidas neste ano: de janeiro a outubro, outubro o Corredor de Exportação (Correx) do Porto de Paranaguá movimentou mais carga do que em todo o ano de 2016. Nos dez meses foram operadas 15 milhões e trezentas mil toneladas pelo complexo de escoamento de grãos, 2 milhões e seiscentas mil toneladas a mais do que o movimentado no ano anterior inteiro. Também em outubro o porto bateu o recorde anual de exportação de soja, com 9,5 milhões de toneladas de grãos exportados.

Já em agosto, o Correx bateu recorde de embarque de grãos num período de 24 horas, com 134.057 (centro e trinta e quatro mil e cinquenta e sete) toneladas de milho e farelo de soja movimentadas em um dia. A exportação de veículos também foi a maior nos oito primeiros meses de 2017, com 69.064 unidades.

Houve ainda recorde no carregamento de açúcar em um único dia, que ultrapassou a marca de 62 mil e seiscentas toneladas do produto, superando em 19% o recorde anterior, de 2001, quando foram embarcadas 52 mil e quinhentas toneladas em apenas um navio.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba