Porto de Paranaguá tem o melhor mês de maio da história

 Porto de Paranaguá tem o melhor mês de maio da história

(Foto: IvanBueno/Aen)

(Foto: IvanBueno/Aen)

O Porto de Paranaguá fechou o mês de maio com 4 milhões e 390 mil toneladas de cargas movimentadas, a marca é considerada a melhor marca da história para um mês de maio na história. O número é 4,8% superior ao registrado no ano passado e foi alcançado mesmo com dez dias de paralisação dos caminhoneiros. Ao todo, há uma capacidade de estoque para grãos de um milhão e 500 mil toneladas em Paranaguá, o que é suficiente para carregar mais de 20 navios.

O aumento do abastecimento de cargas por ferrovias também foi um fator para que o porto continuasse operando durante a greve. Atualmente, a participação do modal é de cerca de 30% na operação de cargas em Paranaguá. A estimativa é de que, no período da greve, deixaram de ser movimentadas 648 mil toneladas de produtos, incluindo líquidos, cargas gerais, grãos, fertilizantes e outros. No acumulado do ano, os números também ainda são positivos.

Na movimentação total de janeiro a maio, o porto operou quase 22 milhões de toneladas, 9% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas pouco mais de 20 milhões de toneladas. A diferença é puxada pelo desempenho nas exportações de soja. Neste ano o porto embarcou quase 1 milhão de toneladas a mais do que em 2017. O embarque de farelo também cresceu, são cerca de 540 mil toneladas a mais neste ano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem