PR entra em estado de alerta por causa da gripe A

 PR entra em estado de alerta por causa da gripe A

O Paraná está em estado de alerta por causa do aumento do número de casos de gripe A. O último boletim divulgado pela secretaria de estado da saúde confirmou 3 novas mortes ocorridas em Curitiba, Cornélio Procópio e São Mateus do Sul. Desde o início do ano, já são cinco casos fatais. O governo emitiu o alerta levando em conta os registros desse mês: mais da metade dos casos confirmados da doença aconteceram em junho. Em todo o ano, foram 64 casos, 36 deles neste mês. De acordo com o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz, os últimos quinze dias concentraram o maior número de casos.

Para conter o avanço da gripe A, a secretaria orienta os médicos a receitarem o antiviral a todos os casos suspeitos, mesmo sem a confirmação por meio de exames. Para isso, o governo já disponibilizou mais de dois milhões de unidades do medicamento Oseltamivir. De acordo com a diretora de epidemiologia da secretaria de saúde de Curitiba, Karin Luhn, o uso do anti-viral em todos os casos de gripe não deve tornar o vírus mais resistente. No entanto, um resfriado comum não deve ser tratado com o antiviral.

Mas o uso do Oseltamivir é visto com ressalvas por alguns profissionais. O médico do serviço de infectologia do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio, diz que é preciso tomar cuidado com o uso indiscriminado do medicamento.

A melhor alternativa de prevenção, de acordo com o especialista, ainda é a vacina.

De acordo com a secretaria de estado da saúde, poucas prefeituras do Paraná contam com vacinas que sobraram após a campanha de vacinação da gripe. Uma vacina aplicada em uma clínica particular custa em torno de setenta reais. Em Curitiba foram registrados 24 casos suspeitos desde o início do ano. Segundo informações da secretaria municipal de saúde, no ano passado o vírus mais comum era o chamado AH3N2. Foram 30 casos no ano passado em Curitiba. Já o H1N1 infectou apenas um paciente ao longo de 2011. O vírus da gripe é conhecido por ter uma grande capacidade de adquirir mutações. A evolução da gripe H1N1 seria a H5N1. Por enquanto, ela é verificada apenas em aves.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem