Política

Praça da Espanha vai continuar aberta ao público

 Praça da Espanha vai continuar aberta ao público
Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

A Praça da Espanha, no bairro Batel, em Curitiba, vai continuar aberta ao público. É essa, pelo menos, a decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que indeferiu um pedido de liminar para que o local fosse cercado. Ré no processo, a Prefeitura de Curitiba foi ouvida e o argumento do juiz Eduardo Lourenço Bana é o de que o município, que é responsável por ações de cuidado, conservação e proteção desse tipo de espaço, bem como de fiscalização do comércio instalado nos arredores, não tem se omitido quando algum problema é registrado.

De modo que não se vislumbra a necessidade de uma determinação judicial no sentido pretendido, porquanto as limitações à concessão de alvarás de funcionamento e a exigência de observância dos requisitos mínimos de preservação do meio ambiente já constam da legislação de regência.

O requerimento foi protocolado no fim de março pelo Ministério Público do Paraná, depois que o órgão foi provocado por moradores e comerciantes que promoveram um abaixo-assinado no segundo semestre de 2015. Eles contaram com a ajuda de funcionários do Hospital Evangélico de Curitiba, instalado no bairro Bigorrilho, que fica próximo à Praça.

A intenção do documento era coibir atos de violência, o tráfico e o consumo de drogas, depredações, roubos, furtos e perturbação do sossego. Além de pedir a instalação de grades no entorno da Praça, a ação também exige o pagamento de multa pela Administração Municipal.

Na ação, o promotor Sérgio Luiz Cordoni relacionou diversas reportagens sobre a apreensão de drogas, além e brigas, tiroteios e até casos de morte ocorridos no local. O comerciante Othon Accioly, ex-presidente da associação de empresários da região, reconhece que problemas de segurança existem e são até mais graves em outros bairros da cidade, mas que a mobilização em questão não é à toa.

Ainda de acordo com o MP, é possível notar a baixa frequência de fiscalizações na Praça e, mais baixa ainda, a fiscalização no período da noite e madrugada, quando há a formação de grande concentração de pessoas e momento em que o número de reclamações a respeito de poluição sonora e perturbação de sossego alheio aumentam. Nesse sentido, o pedido é o de que as ações aconteçam nos horários críticos e não quando não há reclamações.

Como exemplo, o Ministério Público cita um período do primeiro semestre do ano passado em que foram realizadas 42 operações no local. O número seria razoável, segundo o órgão, não fosse o curto período de tempo de cada operação e o horário em que foram realizadas: das 42 operações, somente três ocorreram até a uma hora da manhã e apenas uma foi realizada até as três horas, período com o maior número de reclamações.

A Justiça, no entanto, explica que não há provas ou indícios nos autos de que a Prefeitura fornece ou pretende fornecer alvarás de funcionamento a estabelecimentos em desacordo com a lei e nem evidências sobre a produção de sons/ruídos aptos a incomodar a coletividade, impossibilitando, assim, a análise individual, caso a caso, de eventual excesso que configure ilícito ambiental. A decisão foi proferida no dia 11 de maio e ainda cabe recurso.

Por meio de nota, a Prefeitura afirma que, desde o início do ano, 19 operações do programa Balada Protegida foram realizadas nas imediações. Em 18 delas foi incluída a Praça da Espanha, que atualmente é endereço fixo da operação realizada pelo menos uma vez por semana.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário